Rancho Folclórico D. Pedro I

O Rancho foi criado a 26 de Agosto de 1984.

- A iniciativa partiu de Maria Silvina Crespim, mais conhecida por "VINA", que solicitou a colaboração de Maria Helena Ângelo, tendo esta efectuado as diversas letras das várias canções do reportório do Rancho.

- As musicas e os arranjos das primeiras danças devem-se ao Sr. Tiago da Silva Colégio, sendo este um dos músicos mais antigos da nossa Banda. Os primeiros passos do Rancho foram ensaiados pelo Srº José Sebastião Leal.

- Quando o inicio da actividade do rancho, o grupo dos mais pequenos era constituído por 8 (oito) pares com idades compreendidas entre os 4 (quatro) e os 8 (oito) anos de idade, o grupo dos maiores era constituído por 12 (doze) pares com idades entre os 9 (nove) e 12 (doze). Faziam parte também 7 (sete) músicos que pertenciam à Banda e 4 (quatro) cantores.

- Entretanto o rancho foi integrado na SERRANA formando uma secção, que depende hierarquicamente do departamento  Cultural.

- Actualmente o Rancho Folclórico D. Pedro I de Serra D'El -Rei, é composto por 2 (dois)  grupos, infantil e adulto.

- O nosso nome deve-se à passagem do Rei D.Pedro I, pela nossa terra, que serviu de palco aos célebres encontros com D. Inês de Castro.

- O Rei habitou o Paço, e concedeu a esta povoação muitos privilégios, os quais fizeram na nossa terra um atractivo, que trouxe pessoas de vários pontos do País a radicarem-se no nosso Concelho, influenciando assim os nossos usos e costumes.

- Os nossos trajes representam figuras tradicionais, não só da nossa terra, mas de todo o concelho de Peniche. Destacamos assim o pescador e a Varina, o trabalhador rural e a mulher, o carpinteiro, a lavadeira e os fatos domingueiros.