Historial

- A ginástica começa na Serrana em 1975 com o prof. José Maria (xixas), onde se prolongou por vários anos;

- Posteriormente o prof. José Maria foi para Peniche, havendo um interregno de alguns anos, possivelmente até 1993, altura em que veio leccionar as aulas de ginástica formativa, o Prof. Arlindo Antunes;

- Passado um ano juntou-se ao Prof. Arlindo Antunes, o prof. José Brás Alexandre que passou a dar aulas de mini-trampolim e aeróbica, pelo que passados três ou quatro anos ficou sozinho a ministrar as aulas, prorrogando-se até aos dias hoje.

- Mais tarde iniciou-se as classes formativas já ligados à FPTDA começando em competição de mini-trampolim, sendo adquirido um duplo min-trampolim, tendo por fim, a Associação de Ginástica de Leiria emprestado um trampolim, permitindo desse mo a entrada em competição.

- Iniciou-se então a aeróbia, perdurando essa classes até aos dias de hoje.

- A secção de Ginástica já participou em todas as provas distritais, regionais e nacionais nestas modalidades, também em vários festivais nacionais e internacionais. Obteve-se participação 2 vezes em Guilligam prova internacional em Inglaterra, em Oviedo e no festival de Argentona perto de Barcelona.

- A atleta Carina Rodrigues teve um excelente 12º lugar em duplo mini-trampolim em Guilligam, sendo a atleta Ana Viola a 1ª ginasta a participar num campeonato Nacional na cidade de Coimbra, a atleta Carina foi a 1ª a chegar à taça de Portugal, também o atleta Alexandre Augusto foi medalhado em trampolim na taça de Portugal ficando em 2º lugar, os Atletas Laryssa e Rodrigo foram medalhados em campeonatos Nacionais.

- A secção de Ginástica tem realizado provas, festas, tasquinhas, rifas e uma serie de eventos para angariação de fundos e compra de material.

 - Ao longo destes anos já vários ginastas foram homenageados pela Câmara Municipal de Peniche, tais como Carina Rodrigues, Alexandre Augusto, Laryssa Augusto e Rodrigo Coelho.

- Destaque ainda para Cidália Pedro da aeróbica a ginasta mais assídua da década.

 - A secção de Ginástica teve no seu início de maior atividade, as seccionistas, Patrícia Leal, Sónia Florindo, Elsa Monteiro, Ana viola, Paulo Reis (Jeca), André Nobre, Nelson Nobre, recaindo também em especial para os outros colaboradores que são os pais dos atletas.

- A partir desta altura outros colaboradores se seguiram, conseguindo sempre, com muito esforço, manter esta secção de Pé.

--------------------------------------------------------------------

Época 2014/2015

A época de ginástica de competição começou em grande para a equipa de trampolim da Serrana – Associação Desportiva, Cultural e Recreativa da Serra D'el Rei.

            No dia 10 de Janeiro, a equipa ganhou vários prémios no campeonato distrital na modalidade de duplo-mini, realizado em Caldas da Rainha. Esta prova distrital teve participação de seis equipas entre as quais a Serrana, que se destacou na competição individual com 3 medalhas de ouro, conquistadas por Alexandre Augusto – Seniores Masculinos, Laryssa Augusto – Juvenis Femininos e Rodrigo Coelho - Juvenis Masculinos. Estes atletas já se encontram apurados para o Campeonato Nacional. Foram conquistadas ainda 2 medalhas de bronze; uma por Mónica Coelho – Seniores Femininos e a outra por Raul Constantino – Juvenis Masculinos.

            Com o excelente esforço dos 20 atletas que representaram a equipa obtiveram-se ainda as seguintes classificações em equipas - 1º lugar no escalão Iniciados Masculinos, equipa constituída por Afonso Mata, Leonardo Augusto e Telmo Remigio, e 2º lugar no escalão Juvenis Feminino, equipa constituída por Joana Ascensão, Laryssa Augusto, Maria Machado e Tatiana Ascensão.

            Em Fevereiro, mais de metade dos atletas da Serrana, federados na Federação de Ginástica de Portugal, voltaram a representar a equipa novamente em Caldas da Rainha, desta vez para competir contra atletas de 5 equipas do distrito de Leiria na modalidade de trampolim.

            Bons desempenhos resultaram em trazer para casa mais 3 medalhas de ouro, conquistadas por Alexandre Augusto, Mónica Coelho e Telmo Remigio, 1 medalha de prata para Leonardo Augusto, 1 medalha de bronze para Rodrigo Coelho e mais uma taça de 1º lugar conquistado pelos Infantis Masculinos, equipa composta por Afonso Mata, Leonardo Augusto e Telmo Remigio.

            A equipa continuou o seu treino diligente, sob a orientação do treinador José Alexandre, trabalhando para a qualificativa de duplo-mini em Fevereiro em Salvaterra de Magos, e de trampolim em Março em Tomar.

Deste esforço notável resultou que a equipa Serrana esteve representada a nível nacional na modalidade de duplo-mini no campeonato nacional, que se realizou em Viana do Castelo, em 11 e 12 de Abril, com conquistas por Alexandre Augusto-5º lugar seniores, Laryssa Augusto-20º lugar juvenis e Rodrigo Coelho-8º lugar juvenis.

Alexandre Augusto e Rodrigo Coelho ficaram classificados para a taça de Portugal, a realizar em Loulé.