Historial

- A 22 de Janeiro de 1909 foi fundada a Sociedade Filarmónica de Serra de El-Rei, sendo a banda a base da actual Associação Cultural Recreativa e Desportiva “Serrana”. Os fundadores desta sociedade foram o Padre José Cândido Costa Leal, o professor José Tavares dos Santos Lima e o Farmacêutico Artur Lopes Monteiro.

 

 - Teve a sua primeira actuação em público no Domingo de Páscoa de 1910. Em 1991 representou o Distrito de Leiria no 1º Encontro Nacional de Bandas Filarmónicas promovido pela C.M. de Lisboa.

 

 - Ao longo de um século a banda filarmónica “A Serrana” foi ensinando música garantindo assim a sua continuidade, tem tocado e encantado com o seu reportório que foi enriquecendo durante este período e proporcionando assim bons momentos musicais.

 

 - Hoje a banda é constituída por 30 elementos cujas idades vão dos 10 aos 76 tendo o elemento com mais antiguidade feito em Maio do presente ano 62 anos de casa.

 

 - Desde 2004 é dirigida pelo maestro Januário Manuel Honrado Ventura, natural de Ota (Alenquer), nasceu a 8 de Setembro de 1970. Iniciou a sua aprendizagem musical em 1978 com o músico amador João Silva Maia, tendo ingressado na Banda Filarmónica um ano mais tarde como executante de saxofone alto, fazendo desta actividade a sua grande paixão.

 

 - As nossas actuações são principalmente em festas, por todo o país, intercâmbio e encontros de bandas.

 

 - Temos contado sempre com o apoio da população assim como da Câmara Municipal de Peniche e Junta de Freguesia de Serra D’El-Rei.